Você sabe como tirar segunda via do RG? O procedimento deve ser feito para quem extraviou o Registro Geral (RG) ou teve o documento furtado ou roubado. Apesar da primeira via ser gratuita, para quem precisa de um segundo documento, é necessário realizar um pagamento.
Sendo assim, para te ajudar a entender como tirar segunda via do RG, separamos aqui um conteúdo completo, explicando como e onde fazer esse procedimento, continue a leitura e entenda mais aqui!
VEJA TAMBÉM → Como emitir 2 via do CPF
Como tirar segunda via do RG pela internet
Em primeiro lugar, para entender como recuperar o seu documento, é preciso saber como tirar segunda via do RG. O procedimento, apesar de bem simples, depende de alguns fatores.
Isto é, para que você consiga emitir a segunda via do seu Registro Geral, é preciso fazer o agendamento. Isso porque a emissão do RG é um processo que pode levar alguns dias, e, devido a grande demanda, necessita de um agendamento prévio por quem irá realizá-lo.
Dessa forma, você pode fazer o agendamento de duas formas: por telefone, através do número do posto de atendimento mais próximo, ou pela internet.
O recomendado é fazer o agendamento via internet. Para isso, basta acessar o portal de agendamento da sua região, encontrado facilmente na internet.
Só para exemplificar, quem mora na região de São Paulo pode fazer o agendamento através do Poupatempo. Tudo que você precisa fazer é optar por uma data e horário mais conveniente e agendar a data para comparecer nos postos de atendimento.
Mas além o agendamento prévio, você também precisa separar alguns documentos.
Quais os documentos necessários para a emissão da 2 via?
Isto é, para que seja possível fazer a confecção e impressão do documento, é necessário levar alguns documentos que comprovem a sua identidade.
Ou seja, não basta apenas saber como tirar segunda via do RG, é preciso saber quais os documentos necessário para fazer a nova via.
Sendo assim, para te ajudar com esse procedimento, baixo separamos uma lista com os principais documentos para tirar a 2ª via do seu Registro Geral, confira:
- Duas fotos 3×4, coloridas, iguais e recentes. Em alguns casos, a fotografia é feita no dia agendado, certifique-se com antecedência se é ou não preciso levar;
- Certidão de nascimento, original e ao menos uma cópia;
- Certidão de casamento, se houver, original e cópia;
- CPF original, ou comprovante de inscrição na Receita Federal. O documento é necessário para que você possa fazer o pagamento, ou se deseja colocá-lo na nova via do RG.
Caso ou seu RG original tenha sido extraviado, furtado ou roubado, também é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência. Leve o original e cópia, já que a apresentação do documento pode garantir a isenção da taxa de pagamento.
Contudo, nos demais casos, é necessário realizar o pagamento para que seja possível emitir a 2ª via do RG.
Quanto custa? Preço do RG
Apesar de ser um processo gratuito para quem está tirando a primeira via, para fazer a emissão de um segundo RG, é necessário realizar o pagamento de uma taxa.
Isto é, em alguns casos, será necessário fazer a impressão da guia de pagamento, e arcar com os custos do serviço.
Em resumo, o valor para essa emissão é definido por cada Estado, de acordo com parâmetros de cada um. No estado de São Paulo, por exemplo, com o Poupatempo, a emissão da segunda via do RG é de R$41,42.
Contudo, vale lembrar que, em alguns casos, esse serviço pode ser feito gratuitamente. Para isso, é necessário que o seu caso se enquadre naqueles onde há a isenção da tarifa.
Quando a segunda via é de graça?
O mais comum é que a cobrança não seja feita nos seguintes casos:
- Mulheres que se encontram acima dos 60 anos;
- Homens que se encontram acima dos 65 anos;
- Pessoas que estejam em situação de extrema pobreza – casos abrangidos pela Lei nº 7.115/83;
- Trabalhadores desempregados há mais de 3 meses – é necessário apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social, atualizados;
- Nos casos em que haja erro de digitação ou impressão;
- Vítimas de desastre natural, roubo ou furto.
Outro valor que também é cobrado, em todos os casos, é o envio do documento pelos correios. O serviço é feito com uma taxa adicional de R$ 9,99.
Agora que você já saber como tirar segunda via do RG, confira outras dicas e recomendações em nosso blog.