Listado como um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é emitido diretamente pela Receita Federal e facilita a identificação do Imposto de Renda de cada contribuinte.
Segundo consta nas diretrizes e regras desse documento e do órgão responsável pelo mesmo, logo ao completar 12 anos, as crianças devem incluir os seu cadastro na declaração de dependentes quando os seus pais forem preencher o Imposto de Renda e essa linha deve ser seguida até que os filhos passem a realizar as suas próprias declarações.
Mas, como você já deve saber, a importância desse documento vai muito além de auxiliar nos registros e dados do Imposto de Renda, afinal, o principal objetivo dessa documentação é registrar toda e qualquer pessoa que resida no país – sim, toda e qualquer pessoa, independentemente da sua nacionalidade.
Em outras situações que fazem parte da vida e do cotidiano do cidadão brasileiro, como a abertura de uma nova conta bancária, a realização de uma matrícula no curso superior, a solicitação de um novo cartão de crédito, o pedido de um empréstimo, o preenchimento de uma vaga de emprego, o CPF também é solicitado.
Como emitir a segunda via do CPF
Não é mais exigido que a pessoa vá até uma agência dos Correios para pedir a segunda via do seu CPF porque tudo pode ser feito com apenas alguns toques e cliques no site da Receita Federal.
Entretanto, no momento de fazer a emissão é preciso prestar atenção no tipo da solicitação da segunda via do CPF de quem não declara o Imposto de Renda e a solicitação da segunda via do CPF de quem declara o Imposto de Renda. Aprenda a diferenciá-las agora:
Solicitação de quem não declara o Imposto de Renda
- Basta acessar o site oficial da Receita Federal;
- Feito isso, procure pela opção de Segunda Via do CPF e preencha corretamente o formulário exibido na telinha
- Confira os dados informados e, caso estiver tudo certo, clique em “enviar”;
- Feito isso, em alguns segundos, o próprio sistema irá gerar o comprovante do seu pedido e você já poderá imprimir.
Solicitação de quem declara o Imposto de Renda
- Acesse o Portal ECAC, disponível no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal;
- Já na página oficial, solicita o código de acesso e aguarde até recebê-lo pata seguir os próximos passos;
- Quando receber o código de acesso, preencha corretamente os campos apresentados com os números do seu CPF, a data de nascimento e insira os caracteres de confirmação que serão exibidos na tela;
- Clique em “avançar”;
- O próximo passo, segundo o procedimento encontrado, pedirá para informar também os números dos recibos de entrega das suas duas últimas declarações de Imposto de Renda;
- Feito tudo isso, você deverá criar uma senha e solicitar um novo código de acesso;
- Pronto! Após esses passos iniciais, você deverá acessar novamente a página do ECAC e digitar o número do CPF, a numeração do código de acesso e a senha cadastrada anteriormente;
Logo após a confirmação desses conjuntos numéricos, clique em “cadastros” e em seguida na opção “comprovante de inscrição no CPF”;
Feito! Basta então imprimir o comprovante apresentado e seguir para os seus próximos compromissos sem ter medo ou problema por não estar mais com o seu documento de Cadastro de Pessoa Física em mãos.