A Google Play Store é a loja oficial de aplicativos do Google e um dos maiores destaques do sistema operacional Android. Com ela, pode-se baixar apps nativos, web apps, jogos, filmes e ainda se consolidou como uma referência na busca e avaliação de aplicativos.
A Play Store já vem com a configuração de fábrica de todo celular com o sistema Android. Para usar basta acessar e pesquisar a ferramenta que deseja seja pelo próprio nome do app ou o que ele faz como “controlador de luz de tela” ou “podcasts”. A busca comum irá mostrar dos mais bem avaliados para os menos populares. Você também pode filtrar a sua busca, conforme suas intenções.
Como usar a Google Play
- Localize o ícone da Play Store no seu celular e acesse-o;
- No primeiro acesso basta inserir o seu e-mail da conta Google. Se você já estiver conectado por meio de outros apps ou pelo uso do navegador na web com um e-mail ele será conectado automaticamente;
- O aplicativo da Google Play é dividido em duas abas. Para buscar aplicativos navegue pelas categorias e use a busca para encontrar o que procura;
- Use a outra aba para fazer busca por filmes e aplicativos pagos
- A seta aparece todos os aplicativos que você fez download. Por ali, pode-se conferir quais necessitam de atualização e quais não.
O aplicativo tem função simples e não consegue ser excluído pelo internauta.
No entanto, as funções da Google Play não param no gerenciamento dos apps do seu celular. Para conferir um tutorial completo de como ela funciona confira a lista completa de suas funcionalidades abaixo.
Funções do Google Play
1 – Aluguel e compra de filmes ou e-books
Para quem quer ter uma alternativa mais barata do que a netflix é possível comprar e-books, livros e filmes por meio da Google Play. Para acessar basta clicar na sessão “Filmes” e conferir as opções disponíveis. Para assistir é preciso usar o mesmo navegador ou a própria Play Store para visualização da multimídia.
A compra pode ser feita pelo cartão de crédito e, alguns casos, pago no boleto. Quem aluga tem até 30 dias para começar a ver o vídeo e, depois de ser iniciado, até 48 horas para assisti-lo até o fim. Funciona bem parecido com as antigas locadoras, mas na versão digital.
2 – Google Play Music
Este é o serviço de streaming de áudio da Google que tenta brigar com os já conhecidos Palco MP3, Spotify e Deezer. O catálogo é muito semelhante aos outros serviços e o preço também é bastante similar aos dos concorrentes. A principal diferença do Google Play Music não oferece nenhum tipo de versão ou plano gratuito, no máximo algumas promoções e um perídio bem curto para a degustação (30 dias).
Pode ser que o seu celular Android já venha com a configuração inicial deste app que também serve como um reprodutor de vídeos e áudio. No entanto, quem faz o download de faixas mp3 por outros meios não conseguirá utilizar a plataforma como streaming, somente para reproduzir as músicas. O dispositivo não é muito inteligente, e muitos usuários reclamam de travar ou organizar os documentos de forma confusa.
3 – Confira os comentários dos aplicativos
Para quem usa com a finalidade essencial de busca e donwload de aplicativos pode conferir as avaliações de outros usuários na sessão de comentários. A nota dada de forma coletivamente também ajuda a estabelecer quais são bons e quais nem tanto. A nota máxima é 5,0 na classificação.
4 – Atualização automática
Na parte de configurações dos aplicativos é possível configurar a Google Play para atualizar os apps de forma automática. Assim, não é preciso fazer conferências para verificar se um jogo ou ferramentas importantes do seu celular já tem novas versões.
No entanto, é preciso tomar cuidado com o tipo de configuração que você usa. Algumas delas, são programadas para fazer a atualização sempre que disponível e que tiver acesso à internet. Assim, pode acabar esgotando facilmente com o seu pacote de dados de internet 3G ou 4G.
Há também a possibilidade desabilitar a função. Assim, o próprio usuário, quando decidir que quer atualizar um aplicativo basta pesquisá-lo na Google Play e clicar no botão verde de atualização.