O Google Fotos é o serviço de armazenamento de fotos e vídeos na nuvem. O serviço disponibiliza um editor de imagens, criação de colagens, edição básica de vídeos como uso de trilha sonora e a capacidade de armazenar os arquivos, sem precisar ocupar espaço no seu celular ou computador.
O serviço permite armazenamento ilimitado de imagens com até 16 MP (geralmente é o tamanho das fotos de celulares e as populares selfies).Arquivos com resoluções maiores são armazenados nos servidores da Google com limite de até 15 GB por cada conta.
Para entender melhor como usar esta ferramenta que já vem com aplicativo de configuração de fábrica para celulares Android, confira o texto.
Baixar Google Fotos
O primeiro passo é baixar o aplicativo. Veja como usá-lo para salvar as suas fotos:
- Baixe o Google Fotos pela Google Play ou pela App Store;
- Assim que o download terminar acesse o aplicativo;
- Clique no menu localizado no canto superior esquerdo;
- Selecione a opção “Pastas do dispositivo”;
- Esta opção mostrará todas as pastas do seu celular e te dá possibilidade de sincronizá-las com o app ou não;
- Sempre que colocar uma imagem ou arquivo dentro desta pasta ela será levada para o Google Fotos também com um salvamento automático (necessidade de conexão com rede de internet);
- Se quiser somente mover um arquivo sem sincronizar uma pasta inteira clique no botão de “compartilhar” ao acessar a foto e clique então no ícone do Google Fotos que o documento será salvo no dispositivo.
Como funciona o Google Fotos
O aplicativo permite uma série de operações, dais quais vão muito além do armazenamento de fotos e arquivos.
1 – Use a pesquisa para encontrar suas fotos
A qualquer momento você pode editar as suas fotos com tags e legendas como um álbum digital. Assim, com a função de pesquisa se torna possível encontrar momentos da sua vida ou então um tipo de foto específica “foto de gato” ou ” foto de montanha”, por exemplo.
2 – Exportar as fotos
Se quiser usar aquela foto para outra finalidade, como editá-la fora do Google Fotos, então basta clicar no botão superior esquerdo e depois ir em “Fazer download” que a foto automaticamente será salva no seu dispositivo. Com as possibilidades de compartilhamento não se faz necessário exportar as fotos para o aparelho.
3 – Recuperar imagens deletadas
Se você se arrependeu de ter excluído uma foto pode recuperá-la em até 60 dias após tê-la deletado. Estes arquivos ficam localizados na “lixeira”. Caso o prazo tenha expirado são deletadas definitivamente.
4 – Crie animações e colagens dentro do programa
Na tela inicial do aplicativo, clique sobre os três pontinhos do canto superior direito da tela. Ali você encontrará as possibilidades de edição de imagem, criação de alguns, filmes e animações. Basta clicar sobre uma das opções e depois escolher a imagem ou vídeo.
5 – Edite seus vídeos
Na última atualização do aplicativo, o Google Fotos contou com um grande aprimoramento da edição de vídeos do dispositivo. A partir de agora, a ferramenta permite escolher a visualização, tempo de exibição de cada filme ou foto selecionada. Para fazer a edição basta clicar na aba “Assistente” e depois em “Filme”. Selecione o vídeo e use as opções do app para duplicar, desativar som, incluir uma música e criar aquilo que deseja.
Dessa forma, o aplicativo tem inaugurado cada vez mais recursos que o tornam não somente uma boa opção para quem está com a máquina ou dispositivo no limite de memória, mas quem quer salvar as mídias sem precisar necessariamente compartilhá-las em uma rede social.