O Google Earth é um serviço de geolocalização via satélite que permite passear virtualmente por qualquer lugar do mundo por meio de imagens 3D. O download está disponível no PC e via aplicativo em sistemas Android, Windows, Mac, Linux e iOS e também funciona online em qualquer navegador sem necessidade de instalação.
Na última atualização do Google Earth (depois de ao menos dois anos sem alterar em nada a ferramenta), o sistema ganhou um perfil de “contador de histórias”, com um recurso chamado de “Viajante”. Com ele, o internauta pode criar histórias sobre sua cultura e cotidiano de povos diferentes. Com o recurso é possível conferir documentários na íntegra e pequenos vídeos com informações históricas de várias regiões ao redor do globo.
Para saber mais sobre os recursos do Google Earth e para entender como a ferramenta funciona confira aqui detalhes sobre este aparato que é um dos serviços mais originais da gigante de buscadores.
Como baixar o Google Earth
Desde a última atualização, em 2017, é possível usar normalmente o serviço sem necessidade de instalação. No entanto, quem pretende utilizar o recurso sem travar, pode ainda apostar na instalação.
- Para acessar o Google Earth online: https://www.google.com/earth/
- Para baixar do Google Earth no PC basta acessar o link: https://www.google.com/earth/
- Par celulares Android acesse a Play Store
- No caso de sistemas iOS baixe o app na Apple Store
Funções do Google Earth que você não conhecia
Abaixo confira os principais serviços disponibilizados pelo sistema, levando em consideração as últimas atualizações da ferramenta.
Botão de “Voyager” para fazer visitas guiadas
A função mostra ao usuário mais informações sobre cada região, trazendo uma curadoria de conteúdo jornalístico criado por próprios internautas ou pedaços de filmes e documentários que contam mais sobre o povo ou história do local.
No caso do Brasil, pode-se conferir o projeto “eu sou Amazônia”, qual traz onze histórias sobre a região produzida por diferentes cineastas nacionais, tais como o diretor Fernando Meirreles – que dirigiu os filmes de sucesso Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira.
Durante o evento de lançamento da atualização, a diretora de engenharia da Google Earth, Rebecca Moore, esclareceu a proposta do projeto:” O Google Maps é uma ferramenta para se achar, o earth é uma ferramenta para se perder”.
Isso explica a diferença entre o uso por meio do Maps com a opção de Google Street View que integra a função de satélite do Earth, enquanto que na plataforma original, pode-se ter um uso muito mais complexo da ferramenta.
Confira no vídeo abaixo como é possível fazer uma navegação avançada:
Estou com Sorte – Uma viagem virtual
Outro fator que foi aprimorado é o botão “Estou com sorte”. Ao clicar, o internauta é levado aleatoriamente para algum lugar do mundo e recebe informações sobre aquela localidade.
A ideia é proporcionar uma espécie de troca cultural, como fazem as viagens, mas sem sair do computador. O dispositivo é um excelente recurso para ajudar na decisão do próximo destino de viagem.
This is Home
Com esta possibilidade o Google te leva para conhecer várias casas tradicionais que marcaram a cultura daquele microlocal. Como o recurso é novo ainda são poucas mapeadas, mas a empresa já declarou que tem interesse em manter o projeto e atualizar a ferramenta com outras descobertas.
Google Earth VR
Desde que foi lançado, em 2005, a realidade 3D foi muito avançada para a época. A falta de usuários, no entanto, levou muitos a acreditar que o serviço pudesse ser descontinuado. No entanto, com o advento da realidade virtual e dos óculos VR a plataforma assume uma nova proposta de viagem virtual em 360°.
Detalhes da localidade e previsão do tempo
Devido a alta concentração de informações, o Earth já tem sido validado como uma fonte de pesquisa da área de humanidades e geografia. A aplicação são somente mostra imagens, mas também reproduz texturas, dá informações sobre o tipo de terreno e até a previsão do tempo atual em cada região do planeta.
Atualmente, empresas jornalísticas como a CNN utilizam a ferramenta para facilitar o entendimento das condições metereológicas os informativos de previsão do tempo.
No vídeo abaixo você confere imagens retiradas do satélite da Google que foram utilizadas para divulgação da última atualização do produto:
Conheça os oceanos, Marte e a Lua
A plataforma não se limite somente ao planeta Terra. Quem quer entender mais sobre o funcionamento dos Oceanos, visitar a Terra e a Lua por meio das imagens de satélites pode o fazer. O recurso pode ser utilizado para fins escolares para o entendimento do sistema solar.
Na versão mobile do aplicativo nem todos estes recursos estão disponíveis, já que ele tem uma função mais localizadora, como um complemento do Google Maps. Talvez essa tenha sido uma opção da empresa para evitar o uso excessivo de hardware – algo que já é notado para a versão do navegador e de download no PC.