As nuvens de armazenamento foram uma das grandes revoluções da internet contemporânea. Entre os serviços mais conhecidos está o Google Drive – como o Gmail é um dos servidores de e-mail mais usados em todo o mundo, fica mais fácil para quem tem a conta usar o serviço do Google para arquivar documentos ou fazer trabalhos de forma colaborativa.
O Google Drive tem a capacidade de armazenar até 15 GB de todos os tipos de arquivos. As funções que o tornaram tão popular (além de servir como um pendrive online) é a de vários usuários conseguir editar o mesmo conteúdo simultaneamente ou ter acesso a uma pasta de documentos.
Google Drive Login – Como acessar?
Não é preciso ter uma conta Google para conseguir acessar um arquivo armazenado no Drive de outra pessoa. No entanto, para quem quiser dispor dos 15 GB na nuvem e criar seus próprios documentos e pastas de arquivamento, é obrigatória a criação de um endereço de Gmail.
Para criar uma conta
- Acesse o site oficial do Gmail (https://www.google.com/intl/pt/gmail/about/#)
- No canto superior direito clique em “Get Gmail”
- Coloque um Nome e Sobrenome
- Invente um endereço de e-mail
- Crie uma senha e confirme a senha
- Clique em “Próxima”
- Concorde com os termos de privacidade clicando no botão “Concordo”
- Você será automaticamente redirecionado para sua caixa de entrada
Ficou alguma dúvida? Veja o texto completo sobre entrar no Gmail.
Como acessar o Google Drive
- É com o seu endereço de e-mail do Google que você irá acessar o Drive
- Acesse a sua caixa de entrada no Gmail
- Clique no botãozinho com todos os serviços Google
- Clique no símbolo do Drive
- Você será redirecionado automaticamente
- Você também pode acessar o Google Drive ao clicar no link (https://www.google.com.br/drive/apps.html)
- Faça o login com seu endereço de e-mail e senha
Fazer donwload do Google Drive no celular ou no PC
Uma das grandes vantagens do Google Drive é que ele permite que a edição de documentos ou visualização possa ser acompanhada pelo seu smartphone. O aplicativo está disponível para Androids na Google Play e, para sistemas iOS na Apple Store. Basta fazer o download da aplicação.
No entanto, lembre-se que para conseguir editar arquivos Docs ou Planilhas armazenados no seu Drive será preciso instalar cada aplicativo separadamente. Sistemas Androids costumam vir com o pacote da Google baixado na íntegra. Tente editar um arquivo e, caso solicite a instalação do editor, baixe-o na loja de aplicativos.
A versão do Google Drive para o PC foi descontinuada em março de 2018 (o Google Fotos também foi descontinuado). O objetivo da empresa com a mudança é o de separar os serviços pessoais de quem faz o uso da ferramenta em ambiente corporativos. As funções continuam as mesmas e quem faz o uso contínuo da plataforma ainda pode usá-lo em navegadores da web normalmente,sem alterações.
Vantagens da plataforma
Abre em qualquer sistema operacional (Chrome, Android, iOS, Windows e Mac);
- Sincroniza com outros aplicativos em tempo real;
- Aceita qualquer tipo de arquivo, inclusive as versões compactadas;
- Autoriza até 15 GB de armazenamento gratuito;
- Integra o anexo dos seus e-mails do Gmail, caso ele ultrapasse a capacidade é feito o upload para o seu drive pessoal e o link de compartilhamento fica no corpo do e-mail para possa ser acessado;
- Armazena todo o histórico de edição e alteração dos documentos por todos os usuários;
- Permite opções de edição, visualização ou compartilhamento;
- Possibilita a criação, edição e compartilhamento de arquivos em tempo real simultaneamente;
- Permite a criação de planilhas, tabelas e apresentações de forma muito semelhante ao pacote Office;
- Permite a criação de pastas colaborativas
- Garante um layout fácil e intuitivo.
Desvantagens
Você poderá encontrar uma série de armazenamentos na nuvem. O dropbox é um dos mais conhecidos, mas o que mais se aproxima do Drive da Google é o OneDrive da Outlook. Quem possui o servidor de e-mail conta com até 30 GB gratuitos de espaço e ainda tem os editores compartilhados na versão Word.
As vantagens dos concorrentes não são o único ponto fraco do armazenamento em nuvem da Google. Outros bugs o colocam em desvantagens, tais como:
- O Docs, Spdreadshhets, Forms e Slides não são sincronizados em tempo real com o computador. Se você estiver editando pelo celular haverá um delay para que as alterações apareçam no documento para quem acessa via PC. O que o programa faz é colocar uma espécie de placeholder que diz o nome do arquivo e sua solicitação, mas bloqueia a edição fora do sistema;
- Não é disponível para todas as plataformas. Quem faz o uso de plataformas Windows ( como o Windows Phone) terá problemas para acessar o Drive na versão mobile, já que ele não será encontrado nas lojas de aplicativos;
- Exigirá ao usuário ainda mais segurança. A conta Google foi uma das primeiras a unificar todos os serviços em uma plataforma só (o Gmail, no caso). No entanto, armazenar todas as suas informações, documentos e detalhes importantes da sua vida num único lugar pode ser um tanto quanto perigoso. Ao fazer o uso do Drive fica ainda mais necessário adicionar segurança a sua conta. O próprio Google disponibiliza estas possibilidades (como a checagem de contas, bloqueio de tentativas de login em máquinas que não sejam autorizadas e envio de SMS para o celular). Estas estratégias, dificultarão o fácil acesso de você mesmo a sua própria rede;
- O corretor ortográfico do Google Docs disponível no Drive não é tão eficiente como o de editores como o Microsoft Word.
- Nem sempre é compatível para que copia e cola o que está no Drive para o Word. A dica para quem quer transformar um arquivo do Google Docs ou Google Planilhas para um PDF ou extensões do Word ou Excel é salvá-lo desta forma. Copiar e colar para o documento poderá bagunçar a formatação e algumas coisas ficarão de fora (como as notas de rodapé).
5 Serviços do Google Drive que você não conhecia
O Drive tem substituído o uso do pacote Office do Windows pela possibilidade de usar online (portanto sem acumular espaço em máquinas) e pelo salvamento automático que prometem mais confiança e controle de documentos, principalmente para a rede empresarial.
No entanto, o que muita gente não sabe é que os serviços do Google drive como o Docs ou o Planilhas, permite uma série de opções que aproximam ainda mais a plataforma dos tradicionais Word e Excel. Veja quais são eles:
1 – Backup do Google Drive
Se você quer armazenar todos o seus documentos em uma pasta na sua máquina basta fazer o download. Para isso clique no ícone de ferramentas no canto superior direito localizado na página inicial do seu Drive. Depois, clique na opção de download e backup.
2 – Adicionar extensões no seu Docs (criação de menus, tabelas e outros)
Assim como no Word ou no WordPress você pode instalar plugins no seu Google Drive. Algumas delas são muito úteis como a que possibilita a criação de menus para facilitar a navegação de algum arquivo de texto. Para adicioná-las basta abrir o documento > Complementos > Instalar Complementos > Adicione o complemento desejado (no caso do menu lateral é o de Sidebar) > Confira o vídeo tutorial para a instalação.
3 – Contador de palavras e caracteres
Assim como aparece no Microsoft Word, o Drive também tem um contador de caracteres e palavras. Para usá-lo basta pressionar no teclado Ctrl + Shift + C que o quadro aparecerá
4 – Usar link compartilhável
Você pode permitir que outras pessoas visualizem o arquivo sem alterá-lo. Estas opções devem ser feitas na parte de permissão e compartilhamento no botão “share”. As opções são:
- Can edit/Pode editar: as pessoas listadas podem ver e alterar o conteúdo dos documentos
- Can comment/Pode comentar: pode ver e adicionar comentários, mas estes só podem ser aprovados ou reprovados por quem tem permissão “can edit”.
- Can view/Pode ver: pode acessar o documento, mas não pode realizar nenhuma alteração
5 – Edite PDFs
A edição de arquivos com a extensão PDF’s pode ser um problema, já que na maioria das vezes se faz necessário instalar o Acrobat Reader. No entanto, para quem tem o Drive no celular ou navegador da web é possível editar estes arquivos. Basta fazer o upload que os textos e imagens poderão ser alterados conforme a vontade do editor – ao final escolha a opção de “converter texto de PDF” na hora de abrir o arquivo.
Estas são só algumas das funcionalidades do sistema. Para conferir mais dicas sobre o uso de aplicativos e serviços da web fique de olho nos conteúdos do Emil.art.br.