O Google Acadêmico (conhecido na versão em inglês como Google Schoolar) é um serviço de buscas especializadas em artigos científicos e informações de origem acadêmica ou científica. A plataforma de extensão foi lançada em 2004 e, desde então, se tornou uma das formas mais práticas e efetivas de encontrar artigos, trabalhos de conclusão de curso, pesquisas originais e livros online.
O sistema funciona muito semelhante a tradicional ferramenta do Google, ou seja, ele apresenta os resultados com base na relevância de acordo com sua busca. Além disso, a plataforma conta com mecanismos para facilitar a pesquisa como a possibilidade de salvar citações ou armazenar os links relevantes em uma pasta online.
Como acessar
- Acesse o link (https://scholar.google.com.br/) para a versão em português e (https://scholar.google.com/) para a versão em inglês;
- Se você não estiver logado na sua conta google clique no botão superior direito “Login”;
- Insira o seu endereço do Gmail e Senha;
- Ao estar logado com sua conta Google você poderá usar todas as funcionalidades.
Como usar o Google Acadêmico
Para uma melhor utilização da ferramenta confira algumas possibilidades que o serviço te permite, algumas delas poderão lhe ajudar a encontrar aquilo que você precisa para usar em trabalhos e pesquisas:
Filtrar os resultados
Na sidebar presente no lado esquerdo da tela é possível filtrar os resultados com base na data, relevância (quantas vezes é citado em outros artigos) e excluir ou incluir citações e patentes. Isso te ajudará a conseguir visualizar somente os resultados que realmente te interessam.
Busca Avançada
Se os filtros não forem o suficiente para encontrar na web aquilo que precisava você pode usar o dispositivo de Busca Avançada. Para acessar clique nas setas ao superior esquerdo da tela. Depois clique na opção de “Pesquisa avançada”. Nesta nova página, você pode filtrar a sua busca de acordo com a autoria da pesquisa, o site em que deve ser encontrado, com palavras chaves exatas (muito útil para quem procura pela autoria de uma citação, por exemplo) ou a data da publicação.
Minha Biblioteca
A sessão “Minha Biblioteca” do Google Acadêmico faz com que você não precise criar arquivos para armazenar os links e trechos de pesquisas que considerou importante. Para deixar isso tudo mais fácil, ´s possível reunir as publicações e salvar resultados na própria ferramenta. Assim, para encontrá-los novamente bastará acessar a plataforma. Para quem quiser, ainda é possível importar todos os documentos de uma vez só, assim que reunir tudo aquilo que precisa.
Minhas citações
Este campo é importante para os pesquisadores que querem descobrir a sua relevância para a comunidade científica. Com este campo é possível mapear todos os trabalhos científicos e qualquer tipo de pesquisa que citam a sua autoria. A busca é feita de forma automática, basta colocar o nome e será filtrado todos os artigos e teses que fizeram uso de trabalhos de sua autoria.
Você pode salvar esta busca no campo “minhas citações”. O levantamento pode ajudar até a incrementar currículos lates para fortalecer a relevância do estudioso.
Use o seu perfil e métricas
Ao usar as citações você poderá criar um perfil usando um endereço de gmail já existente (veja aqui como criar uma conta gmail). Ao entrar no Google Schoolar você poderá usar o seu perfil para adicionar os artigos de sua autoria na versão PDF, sendo possível adicionar uma descrição personalizada para cada um deles. Ao tornar este repositório público é possível saber quantas citações você já obteve e classificar os artigos do seu perfil por data de publicação ou temas.
A plataforma até disponibiliza o recebimento de notificações no seu navegador da web sempre que o Google indexar uma nova página ou artigo que cite um de seus trabalhos. Dessa forma você fica atualizada sobre o impacto da pesquisa sem precisar acessar a plataforma.
No seu perfil clique na parte “Métricas” e confira a descrição e link para os estudos que citam seus trabalhos. Essa classificação ficará organizada num ranking. No menu lateral esquerdo é possível classificar os idioma e campo do conhecimento que o seu trabalho é citado.
O que encontrarei nas pesquisas?
O Google Acadêmico é muito útil para pesquisa científicas porque filtra somente as publicações consideradas relevantes (citadas por outros) e que constam em portais oficiais como repositórios de revistas de universidades ou instituições ou PDF’s de estudos originais.
A plataforma é útil para encontrar uma informação pontual como a autoria de uma citação ou as referências mais adequadas para um determinado tema, ou ainda, para fazer um aparado geral do que a internet disponibiliza sobre o assunto e depois, manualmente, recomenda-se validar os trabalhos que realmente possuem alguma relevância e autoridade. É comum que, no meio do caminho, encontre autores novatos como trabalhos de conclusão de curso de universidades – o que nem sempre é válido na produção de materiais científicos.
O Google Acadêmico é confiável?
O Google acadêmico é um buscador. Na função de curadoria do conteúdo disposto na internet ele é muito útil, já que fornece pesquisas com algum grau de relevância de acordo com uma palavra-chave, autor ou ano. No entanto, ainda é necessário que o pesquisador saiba como separar aquilo que presta do que não presta – os critérios são subjetivos de acordo com a busca de cada um.
Alguns autores como MUGNAIMI em estudo sobre o impacto da produção de informação científica na era Google, avaliam a qualidade da plataforma. No estudo, a conclusão é de que apresenta grande grau de confiabilidade, no entanto, ainda não dispõe de iniciativas capazes de conferir ou dar visibilidade às publicações.
Outras plataformas concorrentes para adquirir informação científica são:
- BIblioteca Digital FGV
- Lume UFRGS
- SciElo Brasil
- BDJur
- Portal Seer UFBA
- Science Research
As bibliotecas digitais especializadas de universidades e instituições também permitem este tipo de busca por temas de relevância científica.