Como tirar segunda via da certidão de nascimento?

Conhecido como um documento de suma importância, a certidão de nascimento é utilizada não somente para identificação, mas também para que seja possível tirar demais documentos no futuro, como o Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação e tantos outros.

Mas é bem comum que seja um documento facilmente perdido, visto que normalmente é feito logo quando nascemos, podendo ser prejudicado com rasgos, com manchas e pelo passar do tempo. Quer saber como tirar a segunda via do mesmo? Veja aqui um passo a passo completo e fique por dentro.

Como tirar segunda via da certidão de nascimento?

Como tirar segunda via da certidão de nascimento?

Site do Registro Civil

É importante saber que é possível tirar a segunda via desse documento sem nem sair de casa, tudo por meio da internet. O meio mais fácil é indo até o site do Registro Civil, lá você deverá criar o seu cadastro no site e então solicitar o documento. Lá também é possível solicitar certidão de casamento e de óbito, caso necessário.

Depois de preencher todos os dados necessários, você deverá escolher entre receber sua certidão em forma de papel ou digital. Se selecionar a forma física, receberá a mesma via Correios, lembre-se de selecionar um endereço correto. Já se escolher da forma digital, ela será enviada diretamente para o e-mail cadastrado no portal.

É importante saber que por meio do site oficial, terá que pagar uma pequena taxa para a emissão do documento. Esse site é uma maneira mais fácil e simples de conseguir ter esse documento rapidamente, tudo isso sem ter que se deslocar até o cartório mais próximo.

Vale destacar que esse site só funciona para alguns estados restritos, como é o caso do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e por fim, São Paulo.

Correios

Outra possibilidade para emitir a segunda via da certidão é por meio dos Correios. Você precisa ir até uma agência e solicitar o formulário do Cartório postal, preenchendo o mesmo. Depois, deverá pagar uma taxa para que o documento seja emitido – geralmente isso acontece na mesma hora e na agência em que se está.

Caso não queira aguardar ou esteja com pressa, é possível pedir para que seja enviada para sua casa, obviamente que isso possui o custo adicional do serviço de envio.

Cartório

Essa é uma das formas mais burocráticas, porém nada difícil. Você precisará ir até o cartório do qual foi registrado, caso não saiba qual foi, basta ligar para qualquer cartório, passar seus dados e eles levantarão as informações para descobrir qual é o cartório em questão.

Depois de descobrir, você precisará levar um documento de identificação com foto a este cartório, lá, basta solicitar para o tabelião os demais dados necessários para que essa solicitação seja concluído.

Após ter todos esses documentos em mãos, preencha com atenção todos os dados que serão requisitados por meio do formulário, pague a taxa de emissão que será cobrada no próprio cartório – lembre-se que a maioria dos cartórios só aceita pagamento em dinheiro!

Agora você terá que aguardar o envio do documento via Correios até o endereço cadastrado.

Porque a certidão de nascimento é importante?

A certidão de nascimento é o primeiro documento que garante a cidadania para o recém-nascido,é por meio dela que se terá acesso aos serviços básicos, incluindo a própria internação em hospitais. Com ela você tem como comprovar sua descendência, não se restringindo somente aos seus pais, mas indo até seus avós de ambas as partes.

Quando os bebês nascem, os pais já recebem em mãos o DN – Declaração de Nascido Vivo, da qual deve ser levada até o Cartório de Registro Civil mais próximo ou desejado. Caso a criança tenha nascido em casa, os pais ou responsável podem se dirigir diretamente ao cartório.

O prazo máximo para que o documento seja emitido é de 15 dias, porém se os pais moram a mais de 30 quilômetros do cartório, o prazo aumentará para cerca de três meses após o nascimento, assim como se for só a mãe a registrar criança, o prazo para entrega fica entre 45 dias.

Caso os pais não tenham condições de pagar por esse documento, será necessário comprovar renda para ter a isenção do mesmo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply